[ Fechar ]

15:42 Sexta-feira, 17 de Novembro de 2017


Entretenimento - CURIOSIDADES


Conheça a história do primeiro banco de Arapongas


image-1

Por: Marcelo Rissato (Jornalista – MTB: 64479/SP)


Na época de sua fundação, como todas as cidades que estavam começando, Arapongas também necessitava de um banco para ser o grande catalisador do progresso.

Nos anos 20’ do século passado, no estado de São Paulo, a família Cochrane – Simonsen iniciara uma nova empresa financeira; era o Banco Noroeste que nascia na cidade de Lins, e teve sua matriz fundada em 1925.

Outras agências foram inauguradas na região oeste de São Paulo. Ainda assim, o banco ainda nutria a necessidade de se expandir e a região norte do Paraná era a que mais se destacava devido ao fato de que já que nos anos 30’ e 40’, pessoas de várias regiões brasileiras e do mundo almejavam o crescimento daquelas terras que viriam a ser chamadas de “Norte Novo do Paraná”.

Os fundadores do banco tinham olhos promissores para o Norte do Estado, com isso, decidiram fundar as próximas agências na região.

A cidade de Londrina estava começando e teve seu primeiro banco chamado Banco Noroeste do Estado de São Paulo.

A cidade de Arapongas, que também era uma terra próspera, foi privilegiada com a sua primeira agência bancária, também do banco Noroeste. E assim por diante, outras cidades nas imediações desses municípios.

A região Norte do Paraná, onde se localiza Arapongas, já era lembrada pelos empresários financeiros que ao fundarem a primeira agência do banco em Lins, no estado de São Paulo, pensaram no nome “Noroeste”, não por ser uma empresa do noroeste do estado, já que Lins fica ao oeste, mas sim, por outro motivo.

A ideia veio por causa da junção dos nomes: “Norte com Oeste” – “Norte do Paraná” e “Oeste de São Paulo”, sendo assim o nome ficou “Noroeste” - uma empresa paulista com raízes nos dois estados e recebeu sua denominação definitiva de “Banco Noroeste do Estado de São Paulo”.

Arapongas foi portadora da agência nº 062, do Banco Noroeste até 1988, e estava localizada na Praça Dr. Júlio Junqueira, onde era o antigo Tabelionato Pimpão. Contudo, após 1988, a empresa continuou forte no estado de São Paulo e somente deixou de existir em 1997, quando houve a fusão do banco com a empresa Santander e o nome Noroeste desapareceu de vez. 


(Foto: Banco Noroeste em Arapongas)



18 julho, 2016 - as 11:27

Por : Eduardo


Comentários

[ Fechar ]