[ Fechar ]

20:21 Quarta-feira, 22 de Novembro de 2017


Notícias - Arapongas


Entidades realizam em Arapongas, evento sobre a Retomada da Economia

image-1

Na quinta-feira (19), à noite, a Associação Comercial e Empresarial de Arapongas (Acia), Associação Comercial do Paraná (ACP), Boa Vista SPCP e Fomento Paraná realizaram o evento Retomada da Economia: Preparado para 2018?

Com a participação do prefeito Sérgio Onofre da Silva, dos secretários municipais Geison Cortez e Valdecir Tudino, da presidente da Acia, Evelyse Segura e de Geraldo Gonçalves e Olívio Zotti (vice-presidente e superintendente da ACP, respectivamente), além de 120 pessoas ligadas ao comércio, o evento abordou tendências de consumo e trouxe soluções para as empresas melhorarem seus processos de gestão e venda

Teve ainda a palestra do consultor Zeh Rodrigues. Sócio da Brainbox, empresa de design e comunicação sediada em Curitiba, Zeh Rodrigues é designer com MBA em marketing e acumula 23 anos de experiência em branding.

 

Emoção

Logo no início do seu discurso, a presidente da Acia, Evelyse Segura, fez todo mundo voltar no tempo. “Queria que vocês pensassem no seguinte cenário: mercado consumidor bastante restrito, infraestrutura precária, pessoas com poder de compra nem um pouco animador. Até parece que estamos falando destes últimos anos. Mas não. Esse é o retrato da região norte do Paraná lá por 1930, 1940”, relembrou, a respeito do processo de colonização da região Norte do Paraná.

“Animais selvagens, mata fechada, dificuldades de acesso aos itens mais básicos de higiene, quantidade de remédios insuficiente, barro e lama por todo lado Quando chegaram aqui, os nossos pioneiros deram de cara com um ambiente realmente hostil.”

Muitos não vieram de tão longe. Mesmo os imigrantes. Afinal já moravam no interior de São Paulo ou Minas Gerais.  Podiam eles então ter se mandado embora. Só que não. Eles não arredaram pé. E venceram.

“Esses homens, essas mulheres enfrentaram tudo com muita garra, muita coragem, muita determinação. E muita fé”, destacou a presidente da Associação Comercial.

No mês em que Arapongas comemora 70 anos de emancipação política, Evelyse observou, a Acia tem contado alguns trechos desta história a partir da vida de três pioneiros: Benedicto Aparecido Quessada, Luís Otávio Costa e Tereza Kumiko Oeda (representada ontem pelo filho Sérgio Oeda).

Depois de passar um vídeo-resumo com depoimentos desses desbravadores do setor de comércio e serviços, a presidente da Acia, Evelyse Segura, entregou uma placa com o nome de cada um. Nelas se lia: ‘Graças a sua dedicação, nós vivemos em uma das cidades mais incríveis do Paraná. Obrigado!’

“Vocês são exemplo do quanto é importante nos mantermos empreendedores. Criativos. Afinal as crises não são eternas. Elas sempre passam. E nós devemos estar atentos às oportunidades que surgem nesses momentos de recuperação.”



20 Outubro, 2017 - as 18:39

Por : Redação Dia a Dia Arapongas


Comentário(s)



Notícias relacionadas



[ Fechar ]