[ Fechar ]

20:08 Quarta-feira, 17 de Janeiro de 2018


Notícias - Região


IPVA começa a vencer na próxima quarta-feira

image-1

Os donos de veículos com placas de final 1 ou 2 tem até a próxima quarta-feira (10) para pagar o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) de 2018 em parcela única e ganhar desconto de 3%. Já aqueles que optarem pelo parcelamento em 3 vezes têm a primeira a parcela a vencer no dia 22 de janeiro.

A Sefa (Secretaria Estadual da Fazenda) já enviou os boletos para o endereços dos proprietários. Há ainda a opção de imprimir uma nova guia através do site: www.fazenda.pr.gov.br. Para isso é preciso localizar a opção “GR-PR”, do lado esquerdo da tela) – é necessário ainda ter em mãos os número do Renavam do veículo. Os pagamentos podem ser feitos através do Banco do Brasil, Itaú, Bradesco, Sicredi, Bancoob ou Rendimento – inclusive pelos aplicativos de celular se a instituição fornecer o serviço.

Para o parcelamento, o governo do Estado enviou por enquanto apenas os boletos das duas primeiras parcelas. O terceiro boleto será enviado posteriormente. Neste ano os proprietários de veículos usados tiveram uma redução média de 3,46% no valor do IPVA. O motivo é a desvalorização dos veículos, medida pela pesquisa da Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas).

Redução da menor

A crise econômica levou a uma redução da frota de veículos que será tributada, que ficou 1,37% menor. Já os veículos não tributados tiveram crescimento de 5,24%, em razão de ano de fabricação há mais de 10 anos ou de isenções legais. A maior parte da frota terá alíquota de 3,5% sobre o seu valor de venda. Ônibus, caminhões, veículos de carga, de aluguel ou que usam gás GNV pagam 1%. O Estado deve arrecadar R$ 3,2 bilhões com o imposto – o lançamento dos valores do IPVA de 2018 é 3,57% maior que o de 2017.



04 Janeiro, 2018 - as 20:17

Por : Redação Dia a Dia Arapongas


Comentário(s)



Notícias relacionadas



[ Fechar ]